quinta-feira, setembro 03, 2009

Satélites de Comunicação

A tecnologia leva-nos ao conhecimento de uma infinidade de informação.
No nosso dia-a-dia, utilizamos a televisão, a rádio, o telemóvel, o microondas e outros equipamentos, sem nos lembrarmos de que todos eles funcionam através de satélites.
Um satélite artificial é um objecto feito pelo homem e colocado em órbita, em redor da Terra ou de qualquer outro planeta.
O satélite geostacionário é um satélite equatorial que fica permanentemente sobre a linha do equador a uma altitude de 35 800 km, tem a mesma velocidade que a rotação da Terra e o mesmo sentido.
Segundo uma estimativa da Força Aérea Americana, existem 2 783 satélites em órbita executando as mais variadas funções. Entre eles estão os satélites de comunicação, os satélites meteorológicos, os satélites de navegação, os satélites astronómicos e os satélites de reconhecimento.
Estes serviços trazem-nos inúmeras vantagens, tais como:
- Recepção de imagem em tempo real; comunicação com qualquer ponto do globo e captação de informação de determinados locais inacessíveis ao homem, como por exemplo estudo do impacto ambiental da exploração da floresta amazónica (pelo Homem).
Além da falta de privacidade e segurança com esta grande quantidade de satélites, os arredores terrestres estão a tornar-se num grande depósito de lixo, sendo que cerca de 2 500 já foram incinerados ao saírem das suas órbitas e ao reentrarem na atmosfera.

Elaborado por: Ricardo Roxo, Sandra Ferreira, Sónia Neves e Ana Costeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário